Antiga Instituição Educacional São Miguel Paulista, a Universidade Cruzeiro do Sul oferta há 42 anos o curso de Ciências Contábeis, preparando os futuros Contadores para terem, além do conhecimento técnico, uma visão gerencial e estratégica para enfrentar o mercado de trabalho.
“Nosso intuito é proporcionar habilidades que permitem a conexão entre as disciplinas, os conteúdos ministrados e a consequente atuação nas diversas vertentes da profissão. Exercícios e estudos de caso são discutidos em sala de aula, para que os alunos tenham contato com a prática profissional. No Laboratório Contábil, são utilizados softwares específicos”, explicou o coordenador da graduação em Ciências Contábeis, João Paulo Cavalcante.
Desenvolvimento
Em março de 1966, através do curso ginasial no Colégio Cruzeiro do Sul, começaram a ser lecionadas as primeiras noções de Contabilidade e Comércio na história da faculdade. Após 1969, etapa onde se tornara curso técnico, a Instituição Educacional São Miguel Paulista foi inaugurada para ir além: começando uma faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas. Então, em 1973, teve início a primeira turma do curso mais antigo da Universidade Cruzeiro do Sul.
Em 14 de dezembro de 1976, o curso foi reconhecido o curso pelo Conselho Federal de Educação. E em 1993 a Universidade Cruzeiro do Sul foi reconhecida, por unanimidade, em uma sessão do Conselho Federal de Educação.
Desde então, a procura pelo curso tem crescido. Devido ao processo de internacionalização que as empresas brasileiras vêm passando nos últimos anos, está em ascensão a demanda por Contadores hábeis em gerência e também especializados em normas internacionais de Contabilidade (IFRS).
Complementando o ensino de um bom contador, os cursos de extensão, que ajudam a manter o Contador atualizado no mercado de trabalho, também são muito visados, principalmente nessa área, na qual a atualização constante pode ser o diferencial entre o crescimento e a estagnação.
Texto: Felipe Bugarib e Katherine Coutinho
Fotos:
Edição: Lenilde De León