No último dia 3 de maio, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, juntamente com a sua diretoria prestigiaram a tradicional cerimônia de entrega do Diploma de Mérito, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, que neste ano teve como patrono e homenageado o contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, que faleceu no ano de 2017.
Na ocasião, os presentes puderam conhecer um pouco da história do homenageado e entender o porquê Sebastião Gonçalves era um profissional tão querido e admirado no seio da Classe Contábil e em outras categorias profissionais. Associado ao Sindcont-SP durante 31 anos, o contador foi presidente da Entidade na gestão 2005-2007.
No entanto, antes disso, o profissional percorreu longos caminhos no Sindcont-SP, participou ativamente das reuniões do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, grupo que presidiu nos anos de 1990 e 1993. Neste mesmo período, desempenhou também a função de diretor suplente da Entidade. Entre os anos de 1993 e 1995, trabalhou como diretor Social do Sindicato e, na gestão seguinte, 1996-1998, como diretor Secretário. No período 1999-2001, atuou como diretor Tesoureiro, cargo que desempenhou antes de assumir a vice-presidência do Sindcont-SP, na gestão 2002-2004. Desde que concluiu seu trabalho como presidente da Instituição era membro nato do Conselho Consultivo da Entidade, que presidiu entre os anos de 2015 e 2017.
Por sua dedicação às atividades do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e à Contabilidade, foi homenageado em 2009, com o título de Honra ao Mérito, em 2012, quando recebeu a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, e em 2014, com o título de Contabilista Emérito.
Sebastião Gonçalves atuou como empresário contábil e se tornou uma referência na área contábil e tributária, tendo ministrado palestras e escrito artigos sobre o tema para diversas publicações. O profissional ainda foi conselheiro do CRCSP, onde foi condecorado pelo Conselho de São Paulo com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, por sua proeminente atuação pela valorização da profissão.
Também recebeu homenagens de entidades como a Câmara Municipal de São Paulo, Câmara Municipal de Franca, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo -Fecontesp, Sindicato dos-Contabilistas de Ribeirão Preto – Sicorp, Associação dos Contabilistas de São Carlos -Acosc e Associação dos Advogados de Pinheiros.
Sua esposa e viúva Rosa Maria Pinto Gonçalves dos Santos recebeu em nome de todos os familiares a homenagem dedicada ao patrono e agradeceu todo o carinho que vem recebendo dos amigos contabilistas, como homenagens e apoios.
“Eu nunca imaginei que o Sebastião tivesse tantos amigos na Classe Contábil. Ele era um exemplo de humildade, um profissional modelo, sempre dedicado ao trabalho e às Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Um profissional que atuava com amor em tudo o que se propunha a fazer”, discursou emocionada.
A presidente CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, por sua vez falou sobre a importância da educação de ensino, afirmando que esta é a moeda para o futuro. “É fundamental desenvolver o lado intelectual, cultural e de ações sociais que contribuam para uma melhor formação dos profissionais, para que assim tenhamos mais “Sebastiões” na Contabilidade”, assegurou.
Alcazar ainda citou uma frase de Confúcio, “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”, finalizou a presidente do Conselho.
Durante a solenidade ainda foram homenageados os melhores formandos de Ciências Contábeis de 2018, que foram agraciados com o diploma de reconhecimento pelo seu desempenho e esforço enquanto estudantes de Ciências Contábeis.
Acompanharam o presidente Cecchinato na ocasião, o vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, os diretores Claudinei Tonon, Celina Coutinho, Edmundo José dos Santos, e Dorival Fontes de Almeida.
Texto: Bruna Raicoski
Fotos: Bruna Raicoski
Edição: Lenilde De León