
Governo Federal Institui Política de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte.
16 de abril de 2024
Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb
17 de abril de 2024Líder do ranking da Pesquisa GEM, o empreendedorismo movido por um propósito de transformação superou a razão “Ganhar a vida porque os empregos são escassos”
O brasileiro mudou a sua principal motivação para empreender. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), “Fazer a diferença no mundo” alcançou pela primeira vez a melhor colocação na série histórica do levantamento, superando a opção “Ganhar a vida porque os empregos são escassos”.
Essa mudança aponta uma melhora geral na situação econômica do país e uma evolução da atividade empreendedora. Em 2022, “ganhar a vida porque os empregos eram escassos” era a principal motivação dos brasileiros (82%). Já no ano passado, a ideia de “Fazer a diferença” ocupou a liderança sendo citada por 77% dos empreendedores.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o crescimento do empreendedorismo motivado por um propósito de transformação pessoal e social, na mesma medida do recuo da decisão de abrir um negócio por força da necessidade, confirmam o que diversos indicadores já apontavam: a melhora da economia brasileira.
A pesquisa revela uma nova realidade importante para o país. Historicamente, os empreendedores que abrem um negócio a partir de um propósito são mais qualificados, planejam-se e se preparam melhor antes de criar a empresa e terminam tendo uma atividade mais longeva quando comparada àqueles que iniciam na atividade para buscar uma complementação na renda.
Décio Lima, presidente nacional do Sebrae.
Ao tomar a dianteira do ranking da pesquisa, a motivação “Fazer a diferença no mundo” se soma a outro resultado importante apontado pela GEM: “Ter o próprio negócio” é um dos três principais sonhos do brasileiro, perdendo apenas para “Viajar pelo Brasil” e “Comprar a casa própria”. Esse desejo também deixou para trás outros 12 sonhos, como viajar para o exterior, fazer uma carreira em uma empresa ou no serviço público, entre outros.
Confira números da pesquisa:
- A motivação “Ganhar a vida porque os empregos são escassos” passou da principal escolha para 82% dos entrevistados, em 2022, quando ocupava a liderança, para a segunda mais citada com 74% em 2023.
- Empreender para “Fazer a diferença no mundo” era a principal motivação para pouco mais de 51% dos entrevistados em 2019. No ano passado, essa proporção saltou para a primeira colocação com 77%.
Fonte: Agência Sebrae




