No dia 25 de abril celebramos o Dia do Profissional da Contabilidade, em nossa sede, com entrega de prêmios e homenagens e, no dia 11 comemoramos a data, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, quando fomos homenageados, por iniciativa da vereadora Edir Sales, a quem expressamos os nossos agradecimentos.
Justamente porque essa data, instituída em 1926, pelo contador e senador João Lyra Tavares, traz em seu bojo o propósito de homenagear o profissional responsável pelo controle, planejamento e coordenação financeira das organizações e do setor público.
Agora, no mês de maio, festejamos o Dia do Trabalhado e do trabalhador, em 1º de maio, data que nos obriga a refletir sobre uma nova postura em termos profissionais e pessoais. Isso porque hoje está em voga o valor do capital intelectual, da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, da Inteligência Artificial, e muitas outras inovações que nos mantém em constante estado de alerta.
Também estamos diante da implantação da nova Diretriz Curricular do curso de Ciências Contábeis que foi aprovada pelo Ministério do Trabalho, em março último, e estará em vigor daqui a dois anos, para a qual devemos nos preparar. (Veja entrevista com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, nas páginas 37 a 40)
Outro tema impactante, motivo de nossas celebrações são as conquistas que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, em atuação conjunta com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, tem obtido junto à Receita Federal e a outros órgãos públicos alinhados aos nossos interesses profissionais, bem como dos contribuintes.
Certo é que, em meio a todo esse burburinho e turbilhão de acontecimentos e mudanças, nossa prioridade sempre foi e será o ser humano, o profissional da Contabilidade, para o qual voltamos nossas energias e ações, sempre buscando proporcionar o melhor em termos de preparação técnica e profissional e também de saúde e lazer.
Sobre as últimas conquistas obtidas pela classe contábil, devemos exaltar a união e o espírito de luta dos presidentes das Entidades Congraçadas, cada um em seu âmbito de representação, mas conservando a unicidade associativa e a cooperação mútua em busca de conquistas para os profissionais e empresários da Contabilidade. Graças a essa junção de esforços, conquistamos aceitação e credibilidade junto aos órgãos públicos, em especial à Receita Federal do Brasil, que tem atendido aos nossos pleitos e reivindicações.
O lançamento recente de duas ferramentas: “Meus Clientes – Profissional Contábil” e “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ” reforça a parceria da Receita Federal com a classe contábil brasileira, oferecendo transparência na base de dados do CNPJ e autonomia para o profissional contábil em relação ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica-CNPJ.
Ao possibilitar o armazenamento seguro de informações pessoais, essas ferramentas trarão maior tranquilidade aos usuários, garantindo a privacidade e confidencialidade dos dados sensíveis. Além disso, a sua implementação contribui para a cultura de segurança cibernética no País, promovendo a conscientização sobre a importância da proteção de dados e incentivando boas práticas no ambiente digital.
Em suma, o lançamento de ambos os istemas reforça a parceria e colaboração das Entidades Contábeis Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e da Receita Federal com a classe contábil brasileira, oferecendo transparência na base de dados do CNPJ e autonomia para
o profissional contábil.
E contar com uma notícia dessas no Mês do Trabalhador é sinônimo de melhora nos serviços contábeis, resolução rápida de questões e respostas precisas aos clientes.
Sem dúvidas, um período promissor e de grandes comemorações para todos nós que exercemos essa tão digna profissão. Por isso gostaria de agradecer a todos que fazem parte dessa luta diária em busca de conquistas e benefícios para os profissionais da Contabilidade, que diante de todas as transformações precisa manter a sua integridade pessoal e capacidade produtiva, sempre com perspectiva de crescimento e desenvolvimento na profissão.
Então, nesses tempos de festas, quando também comemoramos o Dia das Mães, em 12 de maio, – uma dádiva às mulheres que nos deram à vida – , rendemos nossas homenagens a todos que lutaram e lutam por melhores condições profissionais e de existência.
Um forte abraço a todos
Claudinei Tonon – Presidente – Gestão 2023-2025