O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP realizaram nesta quinta-feira, 2 de maio, uma transmissão ao vivo, no canal do CRCSP no YouTube, para analisar o “ Novo FGTS Digital”, bem como falar de sua funcionalidade, facilidades e vantagens aos profissionais da classe e aos contribuintes em geral.
Foi palestrante do evento o especialista Vladimir Pereira Lemes que é doutorando em Contabilidade pela FEA USP-SP, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP e possui MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV, o qual se propôs a explicar a nova plataforma do FTGS Digital, bem como a tirar dúvidas dos profissionais da Contabilidade.
A moderação da atividade ficou a cargo de Renato Prone Teixeira da Silva, coordenador da Câmara de Recursos do CRCSP, que também é contador e especialista no tema.
Como convidado especial, José Roberto dos Anjos, vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP participou do evento, representando o presidente da Entidade, Claudinei Tonon, e, na ocasião, contribuiu com a coordenação das perguntas feitas pelo público.
José Roberto aproveitou o momento para falar dos benefícios oferecidos pela Casa do Saber Contábil, em especial no campo da educação profissional continuada. Ele também destacou a importância do congraçamento entre as entidades contábeis de São Paulo, que tem rendido muitos frutos aos profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, como a realização de um evento tão esclarecedor como esse sobre o novo FGTS Digital.
Sobre a nova plataforma José Roberto dos Anjos aconselhou: “Para de adaptar a essa modernidade, é essencial que os profissionais estejam atualizados e capacitados para lidar com as particularidades do FGTS Digital, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro e transparente para todos os envolvidos”.
Novo FGTS Digital
A principal inovação introduzida pelo FGTS Digital é a integração com o eSocial. Isso porque o novo sistema permite a importação automática de dados de competências anteriores ao início do novo sistema, modernizando e automatizando o cálculo das multas rescisórias devidas em casos de desligamento de colaboradores que originem o pagamento da multa rescisória, seja de 20% ou 40%.
Para os profissionais contábeis, o FGTS Digital é visto como uma importante ferramenta para a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, facilitando o acesso às informações e evitando possíveis inconsistências nos registros. Agora, com a digitalização do FGTS, os profissionais contábeis ganham ainda mais valor em suas funções, vez que eles passam a desempenhar um papel fundamental na orientação e no suporte às organizações, contribuindo para a conformidade legal e a segurança nas relações trabalhistas.
A íntegra da palestra está à disposição dos profissionais contábeis, no Canal do CRCSP no YouTube.