O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando a população para que não caia em golpes envolvendo a prova de vida. O órgão recebeu nos últimos meses denúncias de que criminosos estão se passando por servidores e solicitam o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos” do benefício para obter dados pessoais dos beneficiários. O INSS informou que a prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro deste ano.
A partir do próximo ano, o Instituto vai implementar mudanças no processo, quando passará a ser utilizada a base de dados públicos (incluindo governo federal, estadual e municipal), além de atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento. Apesar da retomada, a realização da prova de vida não será mais uma obrigatoriedade por parte do cidadão, já que passará a ser feita de forma automática e de responsabilidade do próprio INSS.
De olho nas fraudes
Na época presidente do INSS, e hoje ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, durante o lançamento do novo formato da prova de vida em fevereiro deste ano, declarou que a medida tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios.
“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, disse.
Atenção nos contatos
Com o objetivo de orientar os beneficiários para que não caiam nos golpes, o INSS recomenda que algumas atitudes sejam tomadas. Por meio de uma publicação no site do próprio instituto, é indicado que o cidadão mantenha os seus dados de contato e endereço residencial atualizados pelo site e aplicativo Meu INSS ou também pelo telefone 135, além de não atender ligações suspeitas que solicitem dados pessoais em nome do órgão.
“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação”, afirmou a entidade em postagem do seu site.
O órgão declarou ainda que sempre que um beneficiário é convocado para apresentar documentação, isso é feito a partir de um registro na plataforma Meu INSS, podendo ainda ser confirmada pelo telefone 135.
Fonte: Folha de Pernambuco