De acordo com o governo, a entrada do novo eSocial simplificado foi adiada por conta de problemas reportados pela estatal de TI
O Governo Federal comunicou a suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial programada para esta segunda-feira, dia 17, após a Dataprev ter reportado na última quarta-feira (12) problemas na internalização dos eventos na nova versão.
Os riscos estão sendo avaliados em razão do possível impacto na concessão de benefícios previdenciários, do seguro desemprego, além do Benefício Emergencial – BEm e Auxílio Emergencial aos trabalhadores, o que motivou a suspensão da implantação.
Com a suspensão, fica cancelada a parada do sistema prevista para ocorrer nos dias 16 e 17/05 continuando o eSocial operacional na versão atual v. 2.5.
Uma das mudanças centrais do e-Social é a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, que abrange empresas menores, inclusive as optantes pelo Simples, além de empregadores pessoas físicas. É o maior grupo de obrigados do eSocial.
Fonte: Convergência Digital