O curso de graduação de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP prepara profissionais para uma carreira em expansão, capacitando-os a atuar tanto em organizações que visem ao lucro quanto em organizações sem finalidades econômicas.
O bacharelado em Ciências Contábeis da PUC-SP teve início em 1951 e uma das suas características é a alta empregabilidade que proporciona aos alunos. Segundo o professor Carlos Hideo Arima, coordenador do curso, mais de 95% dos alunos do último período estão estagiando, são trainees, ou contratados por importantes organizações de auditoria, assessoria contábil, multinacionais brasileiras ou estrangeiras, empresas nacionais e órgãos públicos.
Essa imagem de excelência no mercado e internacional, além de propiciar estágios em organizações de renome, se constitui em inúmeras oportunidades para uma segunda formação acadêmica, no parecer do coordenador: “Inclusive, é importante salientar que nosso corpo docente é formado por professores doutores e mestres de destaque na profissão contábil, autores de livros didáticos adotados pela maioria dos cursos de Ciências Contábeis do País”.
Sucesso
Um os fatores que determinam o sucesso dos cursos da PUC-SP é que o currículo escolar está atualizado e atende à legislação nacional e internacional, além das disciplinas com características de formação da cidadania. “O curso tem parceria, principalmente, com as grandes empresas de auditoria que atuam em âmbito mundial e os alunos têm assegurado colocação durante e após o bacharelado no mercado de trabalho, tanto para grandes quanto para pequenas e médias empresas”.
Outro destaque da PUC-SP está no fato do estudante ter a oportunidade de participar da vida de uma Universidade de primeira linha, onde após a sua formação, cria perspectivas de seguir a carreira acadêmica em paralelo ao profissional do mercado. “Todos os alunos são muito bem aceitos em outras universidades públicas e privadas para ingressarem em programas de mestrado e doutorado”, salienta Arima.
Todos os anos são formados, aproximadamente, 120 Contadores pela PUC-SP, mas esse número pode chegar a até 150 justamente porque a procura pela graduação de Ciências Contábeis tem crescido muito nos últimos anos. Arima acredita que esse fato se dá, principalmente, porque os formados em outros cursos têm, cada vez mais, descoberto o potencial e as perspectivas de desenvolvimento na área contábil. Para ele, a Contabilidade, além de ser uma profissão regulamentada com exame nacional para obtenção do respectivo credencial do seu exercício, faz com que algumas atividades específicas só possam ser executadas pelo profissional formado e devidamente habilitado.
Texto: Danielle Ruas
Fotos: Divulgação
Edição: Lenilde De Leon