O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP recebeu, na última quarta-feira, 4 de março, a visita do Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil – 8ª Região Fiscal, Luiz Gonzaga Ventura Leite Júnior, para falar com os associados e profissionais contábeis da Entidade e explicar sobre as novidades referentes à entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2020. A atividade, promovida pelo Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, contou com a participação do presidente Geraldo Carlos Lima.
Entre as novidades do programa do IRPF apresentadas pelo especialista da RFB, ele pontuou a tela de entrada; bens e direitos, contas pré-cadastradas; doações diretamente na declaração – fundos controlados pelos Conselhos do Idoso; rendimentos recebidos acumuladamente com isenção de 65 anos; débito automático da primeira quota; declaração pré-preenchida; e as contribuições previdenciárias – empregador doméstico.
“A ideia da Receita é deixar a cada ano a declaração mais simplificada e de forma prática e, isso, passa pela ajuda e contribuição de todos vocês contadores”, disse Gonzaga, ao citar a importância do trabalho conjunto entre a RFB, Entidades de Classe e profissionais contábeis.
Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP, abriu o evento e falou do trabalho e das atividades realizadas pela Casa do Saber Contábil nesse período de entrega da declaração de Imposto de Renda. “Iremos promover diversas palestras e cursos de orientação sobre a obrigação, atendimentos à imprensa e consultorias, no intuito de orientar e ajudar os nossos associados e profissionais contábeis a não caírem na malha fina e ficarem em dia com o leão”, frisou.
A palestra, realizada na sede do Sindcont-SP, reuniu mais de 200 profissionais contábeis que aproveitaram para sanar suas dúvidas sobre o programa gerador. O prazo final de entrega da declaração vai até o dia 30 e abril.