“A Contabilidade continua viva, atuante e fundamental para que as empresas e a economia como um todo prosperem. Por isso, os profissionais desta área são tão importantes e relevantes, uma vez que o seu trabalho é de extrema importância para todos”, comentou o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, ao ser homenageado, juntamente com as demais lideranças da Classe Contábil, nesta segunda-feira (6), pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp.
A origem das homenagens são as celebrações do Dia do Profissional da Contabilidade, ou Dia da Contabilidade, festejado em todo o País no dia 25 de abril. Sendo que a oito anos consecutivos o legislativo paulista rende uma homenagem às lideranças da Classe Contábil, com entrega de diplomas alusivos à data. O presidente e a diretoria do Sindcont-SP participaram do evento.
“Esta homenagem reforça a importância do profissional da Contabilidade para o mercado. A profissão tem mudado,mas, com ela, temos igualmente evoluído, para assumir um papel mais gerencial, apontando estratégias e mudando a realidade das empresas”, afirmou o presidente Cecchinato, que na ocasião foi cumprimentado pelo presidente e vice-presidente do Sinfac-SP, Hamilton de Brito Junior e Marcus Jair Garutti, respectivamente e pela secretária executiva da Entidade Cristina Engel; além do presidente da Cebrasse, João Batista Diniz Júnior.
A sessão solene, proposta pelo deputado estadual Itamar Borges, que a presidiu, reuniu representantes do Legislativo Paulista e da Classe Contábil.
A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: deputado estadual Itamar Borges; vereadora Edir Sales; presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia, que se pronunciou em nome das demais lideranças contábeis; presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato; diretor técnico do Ibracon, Marco Antônio de Carvalho Fabri; presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de São Paulo – Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Lima Jr., presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento; presidente do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Eduardo Pocetti; deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca; vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Márcio Massao Shimomoto; presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Pascoal Rizzi Nadeo; vice-presidente de Política Institucional, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o representante da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, Milton Toledo; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar
Representações
Na ocasião, o deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca relembrou a trajetória do seu avô, Oscar Castelo Branco, eminente contador que participou da origem da várias entidades, inclusive do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, e foi autor de obras consagradas, entre as quais o famoso livro “ Fraudes em Contabilidade”, de 1959. O deputado também é sobrinho neto do general Humberto de Alencar Castelo Banco, o 26º presidente do Brasil, e primeiro do período do regime militar. “Meu avô era Contador, o que na época era conhecido como guarda-livros e a sua influência me fez conhecer melhor e valorizar estes profissionais e o benefício que eles proporcionam a todas as empresas”, afirmou.
Em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, Manoel de Oliveira Maia agradeceu a Itamar Borges pela homenagem e pelo apoio amplamente ofertado à classe contábil.
Reynaldo Lima Jr., presidente do Sescon-SP – entidade organizadora do evento – lembrou que “nos últimos anos o mundo mudou. Porém, a Contabilidade continua fundamental para a Economia e para os negócios. Assim, temos lutado para fortalecer esta profissão, destacando a sua importância e valor, tanto com órgãos públicos quanto com a sociedade”.
Sérgio Approbato Machado Júnior , presidente da Fenacon, afirmou que 98% das pequenas e médias empresas do País são atendidas pelos escritório de Contabilidade, e as restantes, 2%, têm os seus departamentos contábeis próprios, portanto 100% das empresas nacionais têm um contador por trás, lutando pelos seus interesses. “Nós, tanto no Sescon-SP quanto na Fenacon, jamais fomos a qualquer Casa Legislativa fazer reivindicações para a nossa profissão. Sempre vamos pedir medidas em benefício das empresas, dos negócios e da sociedade. E vamos continuar atuando com esta abordagem”, comentou.
Itamar Borges, por sua vez, agradeceu a todos os profissionais contábeis pela presença e pelos serviços prestados em prol da população.
O mesmo foi feito pela vereadora Edir Sales, que enalteceu seus colegas parlamentares pela sessão solene.
Este evento marca o encerramento das comemorações ao Dia do Contabilista ou Dia do Profissional da Contabilidade, festejado em todo o Pais, no dia 25 de abril. A primeira comemoração aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 04 de abril, com proposição da vereadora Edir Salles; já o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, como tradicionalmente acontece, celebrou a data no dia 25 de abril, em sua sede. E, segundo o deputado estadual, Itamar Borges, proponente da homenagem na Alesp, a data foi determinada em 06 de maio, para não afetar o trabalho dos Contabilistas durante o período da entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde de León