O período de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 já iniciou e vai até o dia 30 de abril. Durante esses dois meses, época de prestarmos contas ao leão, surgem diversas dúvidas e preocupações.
Assim como faz todos os anos e, com intuito de proporcionar prestação de serviços aos seus associados, filiados e contribuintes, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP vem promovendo diversas atividades para sanar e ajudar os profissionais contábeis a não caírem na malha fina e ficarem em dia com as suas obrigações.
Na última semana, o doutor Imposto de Renda, Valter Koppe, percorreu as cidades de Taboão da Serra, São Caetano do Sul e São Paulo, com apresentações explicativas sobre as principais novidades e informações relacionadas ao cumprimento da obrigação de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Entre as novidades apontadas pelo auditor-fiscal aposentado da Receita, ele frisou sobre o fim da dedução da contribuição previdenciária oficial do empregador doméstico; e a exigência de número de recibo para rendimentos tributáveis superiores a duzentos mil reais, além de detalhar quem estar obrigado a declarar o documento neste ano-base, de acordo com as normas publicadas na Instrução Normativa nº 1924/20. “Importante salientar e se atentar aqueles velhos e bons lembretes que se encaixam com os dependentes do código 31, bens comuns, renda variável e isenção maior de 65 anos”, lembrou.
As atividades de prestação de contas aos profissionais contábeis sobre o IR são desenvolvidas pela Casa do Saber Contábil, por meio dos Grupos e Centros de Estudos – unidades de educação continuada da Entidade. Até o fim do período de entrega da declaração, o Sindcont-SP irá realizar novos eventos, palestras e cursos voltados sobre o tema. Durante todas as apresentações, os diretores da Entidade deram total suporte aos associados e profissionais contábeis.