Após seis meses em funcionamento, programa transportou gratuitamente aos domingos mais de 80 milhões de passageiros.
A prefeitura de São Paulo informou que o programa Domingão Tarifa Zero, que completa seis meses nesta segunda-feira, 17/6, transportou até hoje gratuitamente 81,3 milhões de passageiros na capital. O resultado, segundo o poder municipal, representa um aumento de 32% em relação a dezembro de 2022 e junho de 2023, segundo dados da SPTrans.
A gratuidade, diz a Prefeitura, tem contribuído para aumentar o movimento nos parques localizados nos extremos da cidade. Entre os cinco parques com maior aumento de visitantes após a implementação do programa, quatro estão na periferia.
Mais de 1,4 milhão de pessoas visitaram o Parque do Carmo, na Zona Leste, aos domingos nos últimos seis meses. Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) indicam um crescimento de 177% em relação às visitas registradas entre dezembro de 2022 e maio de 2023.
O Parque do Carmo foi apenas um dos parques municipais localizados nas regiões periféricas da cidade a registrarem um crescimento nas visitas aos domingos. Os outros destaques são os parques Tiquatira, também na Zona Leste, que praticamente dobrou de público nesse comparativo, e os parques naturais Bororé, na Zona Sul, e Fazenda do Carmo, na Zona Leste, cuja movimentação subiu mais de 92% aos domingos.
Ao todo, os parques municipais receberam 8 milhões de visitantes aos domingos em seis meses, um aumento de 11%.
LINHAS
Entre as linhas que registraram maior aumento, os destaques ficam para Jd das Rosas – Terminal Capelinha, que teve crescimento de 132% no número de passageiros transportados; Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Bandeira, com crescimento de 114%; e Terminal Capelinha – Terminal João Dias, com 105% de aumento.
Na análise por números absolutos, as linhas com maiores aumentos foram a Vila Arapuá – Terminal Sacomã, que transportou 95 mil passageiros a mais em relação ao mesmo período do ano passado; Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz, com 91 mil passageiros a mais; e a linha Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro, que registrou crescimento de 90 mil usuários. Para as análises das linhas, foram consideradas apenas aquelas que operaram em todos os fins de semana desde o início do programa e no período de comparação.
Fonte: Diário do Comércio