Um estudo realizado pela Pluxee, parceira global em benefícios e engajamento de colaboradores, que envolveu 1.202 trabalhadores formais, revelou que 37% dos brasileiros consideram o vale-alimentação insuficiente para cobrir os custos com refeição no mês, sendo necessário complementar com uma pequena parte do salário. Para 27%, além de insuficiente, é preciso usar uma grande parte do salário para complementar.
Já 24% dos trabalhadores afirmam que o valor é suficiente para cobrir os custos com alimentação, mas não sobra nada.
Apenas 12% acham que o vale é suficiente para cobrir os custos com alimentação no mês e ainda sobra.A região Norte enfrenta um desafio significativo em relação ao valor do vale-alimentação: 77% dos trabalhadores consideram o benefício insuficiente para cobrir seus gastos com alimentação, o maior índice de todo o país. O Nordeste aparece em segundo lugar, com 66% dos trabalhadores relatando a mesma dificuldade.
As regiões Sudeste e Centro-Oeste dividem o terceiro lugar, com 64% de seus trabalhadores dependendo de recursos próprios para complementar a alimentação. O Sul, apesar de apresentar o menor índice, ainda registra um número expressivo de 61% dos trabalhadores precisando arcar com parte dos custos da alimentação.
|
A tabela ilustra o valor médio mensal do vale-alimentação declarado pelos trabalhadores por região. O Centro-Oeste lidera com a média mais alta de R$ 607,89, seguido da região Sul (R$ 504,55) e Norte (R$ 494,05). A região Sudeste apresenta um valor facial médio de R$ 452,62. Na última posição, a região Nordeste apresenta o valor mais baixo, R$ 394,86, o que é R$ 213,03 menor que o registrado na região Centro-Oeste.
O gasto médio por compra com o vale-alimentação foi de R$ 91,09 nos seis primeiros meses deste ano. “Investir e adequar os benefícios aos funcionários é essencial para que se sintam engajados com a empresa. O vale-alimentação lidera o ranking de preferências, sendo a principal escolha de 56% dos trabalhadores. Isso evidencia a importância de oferecer benefícios consonantes às necessidades da equipe e à localidade onde se encontram, criando um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo,” afirma Luiz Louzada, Diretor Comercial da Pluxee.